Top0

Nova Prata

11 de agosto de 2021
Autor : Luiza da Silveira Bavaresco

Nesses quase cem anos de história, nosso município tem crescido e se tornado polo regional em comércio e serviços, buscando cada vez mais espaço e importância dentro da microrregião da serra gaúcha. Uma história tão bela, fruto de pessoas batalhadoras e com apurado senso de comunidade.

Se pensarmos em uma vida, raramente alguém chegaria a essa idade, não faria tudo sozinho, mesmo bebendo uma taça de vinho todos os dias, fazendo exercício, ou procurando inverter as indicações médicas e alcançar o êxito, confirmando a Lei de Murphy. Mas a questão é de quem nem eu e nem você, pode testemunhar como se deu o início de tudo no passado, e não tem como prever o que será dos dias vindouros. Ou seja, nós temos o presente para viver intensamente na nossa cidade, ou naquela que bem escolher.

Sendo assim, são as nossas atitudes neste tempo que influenciarão o futuro. É como cuidamos e tratamos a cidade e uns aos outros, que trarão consequências diretas ao novo tempo. Nada é imutável, todos sabemos. Porém, também há ação e reação, de Newton. Dizem que se nutrimos uma terra com nutrientes equilibrados ao clima, são maiores as chances de se ter um solo sadio. E a forma como interagimos com nossa cidade, creio que também se aplica.

Com muito pesar, ultimamente, temos nos despedido de pessoas que de alguma forma exemplificaram muito bem a relação e o papel ativo que cada um de nós com a cidade, porque não dizer com a comunidade. Ficou o legado daqueles que souberam ampliar seus horizontes, pensando em si e no próximo, dando exemplo, ensinando e cultivando o que temos de melhor.

Façamos do presente uma oportunidade em construir novas histórias transformadores da nossa comunidade, que possamos construir algo positivo com resultados locais, e porque não além daqui. Que sejamos terra fértil para plantarmos boas sementes para termos Nova Prata como nosso lar, e como sempre “um lugar bom de ser viver”.

Esse texto também foi publicado no Jornal Popular, edição 1.615, de 11 de agosto de 2021.

Brasil e OMC
28 de abril de 2022

Postado por: Luiza da Silveira Bavaresco

Na ...


Um fôlego para ao produtor da agricultura familiar
14 de abril de 2022

Postado por: Luiza da Silveira Bavaresco

Começamos ...